História da Oktoberfest Oficial Alemã no Brasil.

A celebração Oktoberfest foi criada em Outubro de 1810 pelo príncipe Ludwig da Baviera (coroado como o rei Ludwig I) na celebração de seu casamento com a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen. A coisa incomum foi convidar o povo a participar da sua festa, na época, isso foi algo inédito, os nobres raramente se associaram com o público em geral, no entanto, cerca de 40.000 bávaros participaram da celebração em Munique, no que hoje é chamado Theresienwiese (Prado Teresa).

Quase 200 anos depois, ano após ano, a festa é realizada no mesmo local, na cidade de “Wies” (o termo local para a celebração, derivado do Theresienwiese) localizado no estado de Baviera sudoeste da Alamanhã, o evento se tornou uma celebração não só para os Barvarians mas para todos os alemães e em muitas cidades pelo mundo afora.

Apesar das grandes quantidades de cerveja nas primeiras festas o evento Oktoberfest era um grande show de corrida de cavalos, e só ganhou a fama em 1818 quando foi introduzido alimentos e bebidas para os visitantes e principalmente com o investimento de grandes companhias de cerveja.

A festa original alemã Oktoberfest dura 16 dias, começa em meados de setembro terminando no primeiro domingo de outubro, e todo ano certa de 6 milhões de embalagem e 5 milhões de litros de cerveja são consumidos pelos visitantes.

Para obter informações sobre o evento oficial em Munique acesse: http://www.oktoberfest.de

A festa 

Cada marca tem sua própria tenda onde além da bebida existem várias atrações e muita festa, as grandes marcas de cervejas presentes oficialmente no evento são;

  • Augustiner
  • Hacker Pschorr
  • Hofbräu
  • Löwenbräu
  • Paulaner
  • Spaten

Consulte a história de cada uma dessas empresas no link oficial da festa a seguir;http://www.oktoberfest.de/en/article/Oktoberfest+2016/About+the+Oktoberfest/Munich+breweries+on+the+Oktoberfest/1691/

Oktoberfest Brasil

No Brasil, o festival começou a ser realizado em 1978 em Itapiranga, Santa Catarina, hoje a principal festa é realizada em Blumenau e atrai turistas do Brasil e até exterior. A festa de Blumenau é considerada a maior Oktoberfest do mundo atrás apenas da Oktoberfest alemã original.

Segundo o site oficial do evento, em 2015 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu 473.196 visitantes que consumiram 599.622 mil litros de chopp.

As atrações são grupos de dança (Tanzgruppe) nacionais e internacionais, sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), sociedades de canto, de carros alegóricos, entre outras. Entretanto, sempre predominam os trajes típicos germânicos(Trachten), muito cerveja e comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).

No entanto, Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro: cidades como São Bento do Sul (Schlachtfest) Brusque (Fenarreco), Timbó (Festa do Imigrante), Jaraguá do Sul (Schützenfest), Itapiranga (que a foi a primeira a realizar a Oktoberfest), Itajaí (Marejada, festa de origem portuguesa, com destaque para frutos do mar e pescado), Santa Rosa e muitas outras, inclusive localidades situadas acima da serra, celebram festas nos mesmos moldes básicos.

Você conhece nossos serviços de aluguel para a festa? Temos tudo o que você precisa!

Nós, aqui da ServLar Distribuidora contamos com uma equipe especializada de venda e entrega pronta para auxiliar você na sua festa, evento, bar, restaurante, hotel e buffet. No mercado há 20 anos, oferecemos produtos de qualidade, ótimo atendimento, preços justos e respeito aos nossos clientes. Conheça nosso trabalho!

Visite nosso site www.servlarcps.com.br

Curta nosso Face www.facebook.com/servlarcampinas

Siga nossos Insta @servlarbebidas